O Transformador e a Energia Elétrica
Em qualquer segmento de atividade da sociedade, seja na indústria, no comércio, nos hospitais ou mesmo nas residências, o uso da energia elétrica é necessário para manter as coisas funcionando. Essa energia elétrica depende de um transformador, que faz parte de um circuito que interliga a fonte (geração de energia) ao consumidor final.
Como principal gerador responsável por garantir o fornecimento de energia elétrica, o transformador exige muito cuidado em sua operação e manutenção. Uma ocorrência com esse tipo de equipamento pode deixar uma cidade ou estado inteiro sem energia, causando prejuízos e prejuízos aos serviços, ao consumo e à população em geral.
Tendo em vista a importância de um transformador, a manutenção regular deste equipamento é extremamente necessária para diminuir os riscos de incidentes e falhas, prolongando sua vida útil.
Como funciona um transformador?
O equipamento responsável por converter a tensão (tensão) que vem das concessionárias de energia e chega até nossa casa é chamado de Transformador de Potência. Entrega a energia em maior ou menor tensão de acordo com as necessidades das instalações elétricas.
Seu funcionamento é bastante simples: funciona por meio de correntes elétricas alternadas; se o transformador diminui a tensão elétrica, aumenta sua corrente elétrica e vice-versa.
Mas atenção: os Transformadores de Potência geralmente estão localizados em usinas e subestações. Eles são responsáveis por conduzir a energia até a rede de distribuição – outra subestação em um bairro urbano. Os transformadores que ficam em postes nas ruas são chamados de Transformadores de Distribuição, que são responsáveis por converter as altas tensões (provenientes das gerações) em baixa tensão, que chega até nossas casas.
Existem três tipos principais de manutenção: preditiva, preventiva e corretiva. Abaixo iremos discuti-los brevemente:
Manutenção preditiva:
Esta é uma análise usando dispositivos que diagnosticam a condição do transformador. Esta análise é feita com o equipamento ainda funcionando, . Em certos casos, pode até ser feito online (monitoramento de gás, descargas parciais, por exemplo) dependendo dos recursos e investimentos no transformador.
Manutenção preventiva:
É feito com base nos diagnósticos realizados na manutenção preditiva. Por ser uma parada técnica programada, o tempo de interrupção total ou parcial do transformador é menor, o que evita perdas na distribuição final de energia.
Manutenção corretiva:
É realizada em casos emergenciais ou para solucionar problemas detectados antecipadamente nos demais tipos de manutenção.
A DNC Engenharia trabalha com os três tipos de manutenção e também fabrica transformadores de potência até 230kV, transformadores de forno e retificadores até 50MVA. Com mais de vinte e cinco anos no mercado, possuímos equipamentos modernos capazes de realizar testes e diagnósticos avançados em nossa oficina ou em campo. Dentre nossos principais serviços em transformadores estão: Diagnósticos e inspeções, testes padronizados, projeto e fabricação, reformas, modernizações, rebobinamentos, repotenciações, redesenhos eletromecânicos, manutenções diversas, engenharia de campo especializada, montagens e comissionamento.
Após passar por todos os procedimentos de reparo, o transformador é submetido integralmente ao laboratório de ensaios elétricos, que atende a todos os requisitos de ensaios conforme a NBR aplicável, para classe de tensão até 230kV, onde a qualidade é testada e aprovada. Após passar nos testes, o equipamento é liberado para envio ao cliente para dar continuidade ao seu funcionamento.