Atenção: Este é um repost de um artigo publicado no site da Engenharia 360
Cinco anos! Este é o tempo necessário para você aprender sobre como projetar e executar obras de prédios, casas, pontes, viadutos e estradas. No começo da faculdade de Engenharia Civil, o forte são os desenhos de currículo, com disciplinas como matemática, física, química, estatística e topografia. O aluno também deverá participar de atividades de laboratório; estudar matérias como administração, gerenciamento de negócios, economia, ecologia, estruturas, hidráulica e saneamento, transportes e geotécnica; e realizar estágio supervisionado. Pronto, agora basta entrar no mercado de trabalho!
O que faz um engenheiro civil?
Um engenheiro civil…
- projeta e gerencia a construção de estruturas – de concreto, metal, madeira ou outro material – para moradia, indústria, comércio, instituições públicas e mais, desde a fundação até a cobertura, inclusive fazendo dimensionamento de peças e levantamento de quantitativos de materiais;
- faz o controle da infraestrutura de edifícios e estabelece padrões de ocupação do espaço;
- elabora projetos e acompanha a execução de obras de represamento e controle de água, como de barragens e reservatórios, por exemplo;
- também pode projetar e controlar obras de captação e distribuição de água, sistemas de drenagem e estações de tratamento de águas e esgotos;
- por fim, o projeto e gerenciamento de construções de obras de infraestrutura de rodovias, ferrovias, hidrovias, pontes, viadutos, portos e aeroportos.
Como é o dia a dia de quem lida com Engenharia Civil?
Claro que a resposta para esta pergunta vai depender do foco do trabalho ou da especialização que o engenheiro escolher para a sua carreira. Mas, resumindo, dentro do escritório, ele deve fazer a preparação das plantas dos seus projetos, montar planilhas de prazos e custos, criar manuais de segurança e fazer a contratação de mão de obra e maquinário. Já no canteiro de obras, pode estudar características de solo, coordenar e chefiar equipes de trabalho, controlando etapa por etapa.
O estudo de um projeto pode envolver análises em laboratórios, visitação em indústrias e consultorias a outros profissionais, até mesmo em universidades. Um exemplo é quando o engenheiro civil precisa analisar e calcular efeitos dos ventos e as mudanças de temperatura na resistência dos materiais.
Outros engenheiros civis ainda trabalham exclusivamente em tempo integral com administração de recursos prediais, gerenciamento de infraestruturas, consultoria para ocupação de solo, e mais. E, sim, para tudo isso e mais é preciso o profissional ter o registro e estar em dia com o seu conselho, o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).